quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMO QUEBRAR HÁBITOS ERRADO

COMO QUEBRAR HÁBITOS ERRADO
 
Todos nós temos hábitos. Mas, quais são os nossos? São hábitos bons ou ruins? Podemos identificá-los?

Os hábitos, muitas das vezes, são heranças que recebemos de pais ou familiares, e na sua grande maioria se tornam realmente costumes arraigados em nossas vidas quando ainda somos crianças. Porém, o grande problema é que nem todos são hábitos bons e saudáveis, seja para nosso corpo ou mesmo para nossa alma.

O ambiente ao nosso redor também é um grande aliado quando o objetivo é adotarmos hábitos ruins, e podemos citar o hábito do vício em drogas ou bebidas, ou um “simples” hábito de mentir.

Quantos hoje vivem uma vida triste e ruim, porque não tem o hábito de buscar a Deus e depositar nEle a sua confiança? Pois bem, o objetivo desse estudo é trazer pontos importantes que nos direcionam a livrar de velhos e péssimos hábitos.

1) Vencer o mal com o bem

Nós, seres humanos somos maus por natureza, temos por costume natural ser egocêntrico e não ajudar o próximo. Sentimos impulso para realizar ou simplesmente pensar o mal contra nosso semelhante e não fazemos nada para impedir. Não estendemos a mão a alguém quando temos condição e oportunidade e nos acostumamos a ser assim. Isso é um hábito natural.

“Vence o mal com o bem” Romanos 12,21

Vencemos o mal, fazendo o bem! Precisamos vencer o impulso de pensar ou agir de modo maligno. Devemos não só fazer o bem, mas nos exercitar em fazê-lo. Ajudar alguém na realização de uma tarefa, oferecer um ombro amigo em um momento de aperto ou mesmo orar por alguém: são exemplos de um bom início para exercitarmos em fazer o bem e vencer o costume de fazer o mal. 

2) Confessar seus erros
 
Ninguém gosta de admitir que está errado, não é verdade? E isso é um péssimo hábito que leva o homem a justificar suas atitudes erradas ao invés de reconhecer seus erros.

“Confessai os vossos pecados uns aos outros” Tiago 5,16

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. Salmos 32,5

Precisamos criar o hábito de confessar nossos erros a Deus e àqueles a quem ofendemos. Atitudes como essa nos aproxima do SENHOR e nos faz crescer a cada dia.

3) Esforce hoje

Para poder vencer os maus hábitos, precisamos antes de tudo vencê-los hoje. Em nada me ajuda ou me acrescenta pensar no esforço que preciso empregar amanhã, se hoje eu não estiver disposto em me esforçar para vencer um hábito ruim.
   
“Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” Mateus 6,34

Quantas vezes falamos que amanhã será um dia diferente, mas quando chega o amanhã notamos que nada mudou. Se queremos mudar hábitos errados, não podemos perder tempo: hoje é o dia de começar.

4) Ore e confie em Cristo

A oração pela fé quebra qualquer hábito ruim. Precisamos criar esse excelente hábito: a oração.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” Tiago 5,16

Quer vencer os maus hábitos? Então ore a Deus, converse com Ele. Essa atitude nos fortalece e nos faz vencer qualquer tipo de situação.

Não se deixe ser vencido pelo hábitos ruins impostos por uma sociedade totalmente distante de Deus. Analise as escrituras e conheça por ela hábitos sadios e corretos para se viver.

Que Jesus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário