quarta-feira, 11 de abril de 2012

A ARCA DA ALIANÇA

A ARCA DA ALIANÇA

A arca da aliança era uma caixa retangular de madeira de acácia, medindo cerca de 1,20m de comprimento e 0,75m de largura x 0,75m de altura (Êxodos 25,10). Seu revestimento era de ouro puro. A tampa que cobria a arca, chamada de propiciatório era de ouro maciço (Êxodos 25,17). Sobre o propiciatório, também de ouro maciço, haviam dois querubins com as asas estendidas cobrindo o propiciatório (Êxodos 25,18-20). Do meio deles Deus se comunicava com o Seu povo (Êxodos 25,22). Dentro da arca estava as tábuas da lei, um vaso com maná e a vara de Arão.

Antes da construção do templo, a arca da aliança era carregada por sacerdotes levitas (2° Crônicas 35,3) que usavam duas varas de acácia revestidas de ouro, fixas em argolas que ficavam na parte inferior da arca (Êxodos 25,12-15). Quem tocasse na arca da aliança era passível de morte (2° Samuel 6,6-7).

Jeremias profetizou o fim da arca da aliança: "Sucederá que, quando vos multiplicardes e vos tornardes fecundos na terra, então, diz o Senhor, nunca mais se exclamará: A arca da aliança do Senhor! ela não lhes virá à mente, não se lembrarão dela nem dela sentirão falta; e não se fará outra" (Jeremias 3,16).

A arca provavelmente se perdeu durante a destruição de Jerusalém pelos caldeus, em 587 a. C., pois na construção após o exílio do segundo templo em 537 a. C. a arca já não fazia parte dos utensílios do santuário.

Por fim em uma de sua visões, o apóstolo João relata ter visto a arca no templo de Deus no céu (Apocalipse 11,19). Existem muitas curiosidades em relação a arca da aliança e a busca sobre sua localização ainda permanece pelo historiadores. Porém, para nós cristãos, saber significado da arca de Deus para nossos dia é o que mais importa.

    Significado

    O primeiro significado da arca era simbolizar a presença de Deus no meio do Seu povo. No local atrás do véu, chamado santo dos santos era onde a arca ficava, e nesse local do santuário o Senhor revelava Sua vontade aos Seus servos (Êxodos 25,22; 30,36). A arca da aliança, simbolizando a presença teve na história de Israel, um papel importantíssimo, como por exemplo, na travessia do rio Jordão (Josué 3,4) e na queda de Jericó (Josué 6).

    O segundo significado tem a ver com Nosso Mestre. A arca era uma figura do Senhor Jesus nos seguintes aspectos: A arca foi diante do povo; Jesus vai a nossa frente (João 10,4). A arca estava no meio o povo; Jesus está no meio de nós (João 14,20). A arca guiava e trazia vitória ao povo de Israel; Jesus nos guia e nos traz vitórias (João 11,25). A arca ia a frente do povo levando-o a terra prometida de Canaã; Jesus nos guia rumo à Canaã celestial, à eternidade nos céus (Colossenses 1,12-14). Dentro da arca ficava as leis de Deus; Jesus é o verbo, a Palavra final de Deus, sendo Ele a própria Verdade (João 14,6), entre outros muitos aspectos.  

    A arca do Senhor sempre foi um objeto desejados pelo inimigos de Israel, que pensavam que sempre seriam derrotados se o povo de Deus estivesse em posse dela.

    Os ataques dos inimigos de hoje são outros, porém com um objetivo em comum: fazer com que nos afastemos de Cristo e da presença de Deus, pois sabem, se seguirmos a arca, a saber, Jesus, seremos um povo grandemente abençoado nessa terra e principalmente no porvir.     

Que Jesus abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário