quinta-feira, 5 de julho de 2012

PERDER PARA GANHAR

 PERDER PARA GANHAR



Na caminhada com Cristo passamos por muitas vitórias e conquistas, mas também por derrotas. A cada vitória, um regozijo, e a cada derrota muitas das vezes um sentimento de fracasso diante da situação.

O objetivo desse estudo é nos alertar que na presença de Deus, temos que aprender que perder nem sempre é algo ruim, mas é o princípio de conquistar coisas ainda maiores.

Disse Jesus: “Quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 10,39)

Esse é o princípio da vontade de Deus: que o homem renuncie os desejos do mundo, e viva nova vida diante de Deus. Com isso já vemos que para ganhar a Cristo é preciso perder o mundo.

“... o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6,14)

Muitos não conseguem obter o favor de Deus pois tentam unir o mundo a Cristo,  mas isso nunca será possível, pois a essência divina de Jesus não se mistura com o pecado e o mundo. Para ter  um é preciso renunciar o outro.    

“... qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”  (Tiago 4,4)

“... quem neste mundo odiar sua vida, guardá-la-á para a vida eterna” (João 12,25)

Mas o que é odiar a própria vida? Essa expressão não é odiar a criação de Deus, mas abominar o estilo de vida mundana e de pecado que nossa própria natureza nos induz. 

Precisamos conhecer que o mundo tem um curso, um curso de pecado, de injustiça, de paixões e desejos, e se queremos viver com Cristo, é preciso renunciar o pecado e se indignar contra esse curso que tem levado muitos a perdição.

“... nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2,2)

       
Olhemos os exemplos bíblicos, suas renuncias e seus ganhos.

Abraão: Renunciou a tranqüilidade de viver ao lado de seu pai. Ganhou um filho na impossibilidade de sua esposa conceber, e hoje é considerado o pai da fé (Gálatas 3,7).
   
Moisés: Renunciou o título de príncipe e as riquezas do Egito. Ganhou a honra de ser o  homem mais íntimo de Deus e o maior profeta que a terra já viu (Deuteronômio 34,10).

Neemias: Renunciou as regalias e a vida mansa em Susã servindo pessoalmente o rei Artaxerxes. Ganhou o poder para edificar a cidade de Jerusalém e ser um exemplo de liderança (Neemias 1).

Daniel: Renunciou os pratos oferecidos pelo rei Nabucodonosor. Ganhou dons de Deus, livramentos e uma posição privilegiada na província da Babilônia (Daniel 2,48).

Maria: Perdeu a credibilidade diante do povo. Ganhou a honra de conceber o Salvador (Lucas 1,26-38).

Paulo: Renunciou a autoridade de homem. Ganhou a autoridade de Deus  (1° Coríntios 2,1-4).

E nós, o que devemos renunciar para alcançar algo maior? Busque a Deus, rejeite o pecado e viva para Deus!

Que Jesus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário