quinta-feira, 10 de março de 2011

AS OBRAS DA CARNE

AS OBRAS DA CARNE

Estamos nos aproximando de mais um carnaval, época em que o Brasil promove para o mundo uma festa em nome da cultura popular. Porém, a alegria divulgada esconde o que liberalmente ocorre:  práticas ilícitas, se analisadas a luz da bíblia.

Esse estudo tem o objetivo de analisar algumas obras da carne, muito praticadas nessa época do ano, e que o apóstolo Paulo relata na Carta aos Gálatas 5,19-21, deixando bem claro “que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Prostituição

A prostituição nos termos bíblicos revela a imoralidade sexual de todas as formas, inclusive, algumas delas muito bem aceitas pela sociedade de hoje, como por exemplo: O relacionamento sexual antes do matrimônio (1° Coríntios 7,9). 

Impureza

A impureza está ligada a todo tipo de pecado, principalmente no que diz respeito a área sexual. A impureza está ligada mais aos pensamentos e ao coração do homem do que as próprias atitudes, como por exemplo: Um homem cheio de impureza olhando para uma mulher com cobiça e desejo de tê-la para si. (Tito 1,15).

Lascívia

A lascívia é a sensualidade revelada através de uma roupa, de uma fala, de um andado ou mesmo de um olhar. São atitudes tomadas por homens ou mulheres, que seguindo suas cobiças se inflamam na sensualidade perdendo até mesmo a vergonha e a  decência (2° Reis 9,30).

Idolatria

A idolatria consiste na adoração a pessoas vivas ou mortas, espíritos, anjos ou imagens (Salmos 115). Porém no sentido geral da palavra, a idolatria se resume em colocar sua confiança naquilo que é material e humano, como por exemplo: o dinheiro (Colossenses 3,5).

Porfia

A porfia consiste em brigas e oposições, e talvez seja esse o mal do século. Essa palavra revela a luta das pessoas por superioridade, por nome, por  cargos, justificando  os fins  nos meios. Tudo em nome do poder (1° Coríntios 1,11).


Iras

A ira se manifesta quando não temos controle de nossas emoções. Deixamos a indignação tomar conta de nosso coração e não a expomos com o objetivo de nos acalmar, mas a alimentamos até que se manifeste como uma fúria explosiva através de palavras ou ações violentas (Tiago 1,19).

Invejas

A inveja na verdade é uma emoção que mistura desejo, frustração e ódio. A inveja tem início no desejo ardente de se obter algo. E por não ter conseguido o mesmo sucesso de outros, essa emoção é transformada em ódio e obsessão por obter aquilo que é do outro, ou simplesmente se contenta em ver o outro perder aquilo que conquistou (Salmos 37,1).

Bebedices

As bebidas alcoólicas como sabemos tem sido um instrumento de divórcios, homicídios, estupros e violência doméstica. Muitos até dizem: “não excedo na bebida, bebo socialmente”. Mas, não era esse o pensamento da maioria dos homens e mulheres que hoje tem suas vidas destruídas pelo vício da bebida? (Efésios 5,18).  

Orgias

Falar de orgias é falar de prostituição, impureza e lascívia na sua forma mais depravada, que quebra o princípio mais importante do relacionamento conjugal, que é o “ser uma só carne”. A sociedade moderna tem visto tais conceitos dentro de uma normalidade aceita, porém na visão divina do Criador, esses são conceitos humanos criados para satisfação de seus próprios desejos, cada vez mais contrário aos princípios de Deus (Romanos 1,18-32).

Além dessas citadas existem outras obras da carne que o apóstolo Paulo enfatiza no texto como: feitiçarias, inimizades, adultérios, pelejas, dissensões, heresias, homicídios, glutonarias, além de outras semelhantes a essas. O importante é buscar a presença de Deus sempre, ter comunhão com o Espírito Santo para se fortalecer e resistir essas emoções e ações que nos distanciam de Deus.

Que Jesus Cristo te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário