quinta-feira, 17 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO BÍBLICO

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO BÍBLICO

Qual a importância do ensino bíblico na sua vida? O que vemos hoje é a resistência das pessoas quanto ao ensino e prática de princípios bíblicos. Porquê?

O propósito desse estudo é falar a importância de se envolver com a Palavra de Deus, e conhecer motivos que nos levam a distanciar do conhecimento bíblico.

A Palavra de Deus

A bíblia é a Palavra de Deus, e nela estão contidos ensinos que uma vez recebidos trazem ao homem a visão divina sobre todas as áreas de sua vida. “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra” 2º Timóteo 3,14-17.

A Palavra de Deus, além de dar ao homem uma visão cristã e espiritual dos fatos, o prepara para a salvação, para eternidade com Cristo (João 5,39; 2º Timóteo 3,15; Salmos 119,105).  

Cristo é a Palavra Viva

Quando buscamos nos envolver com a Palavra de Deus, não estamos simplesmente lendo um livro qualquer. O envolvimento sincero com a Bíblia nos leva a uma comunhão com o próprio Cristo, pois Jesus é a Palavra de Deus (João 1,1-14; Apocalipse 19,13).

Os apóstolos primitivos tiveram o privilégio de andar com Cristo em seus três anos e meio de ministério nessa terra. Mas nós hoje pela fé e humildade podemos ser igualmente participantes e conhecedores dos mistérios e planos de Deus por meio do conhecimento profundo de Sua Palavra (Mateus 11,25).

Resistência a Verdade

A bíblia nos alerta como profecia dos últimos tempos, onde muitos iram resistir a Verdade do Evangelho, preferindo se entregar a ensinos errados (2º Timóteo 4,3-4). E certamente vivemos nesse tempo.

Dizemos ser tementes a Deus, mas rejeitamos ouvir e obedecer aquilo que Deus estabeleceu. Então, que temor é esse?

A verdade genuína nos leva à renúncias, a nos enquadrar nas normas divinas crendo que Cristo é a fonte de tudo o que realmente precisamos (Mateus 6,33).

Resistimos na verdade as mudanças que Deus nos instrui a fazer para nosso próprio bem. Aprendemos com Deus a mudar atitudes erradas, pensamentos pecaminosos e intenções malignas, guardando sempre a Palavra de Deus no coração para não pecar contra o SENHOR (Salmos 119,11; 1º João 2,16).

Conseqüências

A bíblia revela as conseqüências de se fechar os olhos para a Verdade do Evangelho. O profeta Oséias nos fala que o povo é destruído por que lhe falta o conhecimento (Oséias 4,6).

Quando rejeitamos o conhecimento divino automaticamente nos enquadramos em outros conceitos, sejam humanos ou doutrinas de demônios (1º Timóteo 4,1). E analisar as conseqüências não é muito difícil, basta observarmos o baixo padrão moral em que vivemos, seja em adultérios, vícios, prostituições, pedofilia, mentiras, idolatria, entre tantos pecados que revelam as conseqüências de uma vida desregrada e distante dos princípios de Deus (2º Timóteo 3,1-7).

 Certamente nenhuma conseqüência já dita se compara a separação eterna de Deus. O trabalho do diabo é o de cegar os homens para que a luz do Evangelho não resplandeça sobre eles (2º Coríntios 4,4). Já a bíblia é uma janela na prisão desse mundo, e através dela podemos olhar para eternidade, e não podemos deixar que ninguém tire isso de nós.

Escola Bíblica

A Escola Bíblica é um espaço que traz esclarecimentos através do ensino bíblico, e onde buscamos aprender e nos fortalecer no conhecimento de Deus. É normal vermos as escolas bíblicas vazias nos dias de domingo, pois cada vez mais temos perdido a motivação de aprender e de se envolver com a mensagem de salvação.

É tempo de sair do comodismo e desejar se envolver como nunca com os ensinos de Cristo, pois “céus e terra passarão, mas as Palavras do SENHOR não hão de passar”. Marcos 13,31. 

Que Jesus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário